Realizações

Biblioteca Virtual da Psicologia – BVS

A ferramenta reúne produção de conhecimentos, debates e discussões de toda a Psicologia em um projeto absolutamente coletivo e democrático, construído pelas próprias entidades. Somente por meio da atuação do Fórum no Comitê Consultivo, com apoio e autorização de todas as entidades que o compõem, foi possível dar amplitude à maior plataforma de compartilhamento de material científico da Psicologia do Brasil e da América Latina.

Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão –  CBP

O FENPB foi o responsável pelo surgimento do Congressos Brasileiros Psicologia: Ciência e Profissão (CBP). O evento, que teve sua primeira edição em 2002, foi pensado para fortalecer o vínculo entre a profissão e a produção acadêmica em Psicologia, desenvolver a compreensão de que os profissionais devem também se encarregar da produção de conhecimentos na área, propor inovações e reafirmar o compromisso do fazer psicológico com a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira. Milhares de psicólogos (as) já conferiram, ao longo dessas quatro edições, a dimensão da produção de conhecimento inerente à prática profissional de quem está prestando serviços à população.
A ideia era criar um espaço brasileiro que reunisse toda a Psicologia. Foi isso que fez o CBP. O FENPB, responsável pelo evento, pode, com o CBP, ter uma expressão completa e concreta de sua finalidade. A categoria profissional reconhece o CBP, cada vez mais, como um lugar de encontro da prática com a ciência. O expressivo número de participantes inscritos, sempre em torno de 10 mil, mostra a disposição de todos em participar do maior encontro da Psicologia no Brasil. São estudantes que pesquisam e querem mostrar seu trabalho; são estudantes que fazem estágios ou projetos de extensão e querem partilhar suas experiências; são professores que trazem consigo um conjunto de estudantes que quer ver de perto a psicologia reunida. Enfim, a Psicologia se encontra no CBP.

Criação da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia

O processo de construção da ABEP teve o seu início marcado por um período de discussões nacionais acerca da formação em Psicologia. Sua criação, em outubro de 1998, foi resultado da deliberação do Fórum Nacional de Formação ocorrido em Ribeirão Preto-SP no ano anterior. Este importante evento foi coordenado pelo Fórum Nacional das Entidades de Psicologia. Desta forma, a ABEP reflete o desejo de todos os segmentos da Psicologia Brasileira, constituindo-se em um espaço que estava descoberto na interseção entre o exercício profissional e as entidades científicas.