O Fórum aos Psicólogos, Pesquisadores, Professores e Estudantes de Psicologia de Todo o Brasil

O Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira é a estratégia escolhida para unir esforços de reflexão e prática para darmos conta da responsabilidade que a Psicologia tem diante da sociedade brasileira.

Sabemos todos do forte crescimento da ciência e da profissão psicológicas no Brasil ao longo dos últimos quarenta anos. Somos hoje mais de cento e vinte mil psicólogos, cerca de sessenta mil estudantes de Psicologia e mais de cinco mil profissionais envolvidos com a pesquisa e ensino de Psicologia no país. Entretanto, sabemos também da fragilidade que ainda caracteriza nossa organização profissional e científica.

Muitas vezes temos vivido situações de atomização de responsabilidades, de representação ilegítima do conjunto dos interessados nos temas da Psicologia e da escassez de respostas ao diálogo que a sociedade propõe para a nossa área e profissão.

Neste contexto é que o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira foi constituído e apresenta-se como um esforço no sentido de progredirmos juntos, imprimindo qualidade e força à organização desse contigente de cerca de duzentas mil pessoas interessadas tanto no fortalecimento da ciência e da profissão psicológicas, quanto na melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros.

O Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira é hoje composto pelas dezesseis organizações que assinam este manifesto. O processo de constituição do Fórum conta já com seis anos de existência e envolveu mais de sessenta entidades representativas de pesquisadores, psicólogos e estudantes de Psicologia de todos os estados brasileiros.

Ao longo destes seis anos de existência do Fórum foi possível confirmar o quanto é importante e inadiável que os atores sociais que representam diferentes segmentos da Psicologia brasileira busquem formas de superação dos graves problemas que a ciência e a profissão enfrentam em nosso país. Entendemos que essa articulação entre as diversas entidades representativas viabiliza a união de esforços de todos esses segmentos e é a melhor forma de assumir a responsabilidade pelo tratamento de qualquer tipo de problema que se coloque para a Psicologia Brasileira.

As dezesseis entidades têm, neste espaço de organização e debate, o compromisso com o enfrentamento de um conjunto de problemas e de ações realizadas de forma conjunta, guiados por um “programa mínimo” para a Psicologia Brasileira:

  • ênfase no compromisso social da Psicologia;
  • definição de políticas e procedimentos para o fortalecimento da pesquisa psicológica no Brasil;
  • estabelecimento de iniciativas que aproximem a pesquisa e a prática profissional, isto é, que os psicólogos possam se apropriar daquilo que é produzido na pesquisa e que os pesquisadores
  • tenham na prática psicológica uma fonte de definição de temas para estudo;
  • democratização e fortalecimento das entidades representativas de psicólogos, estudantes, pesquisadores e professores de Psicologia;
  • ênfase na garantia da livre organização dos estudantes nos cursos de Psicologia;
  • aperfeiçoamento do instrumental técnico dos psicólogos;
  • fortalecimento das revistas científicas da área da Psicologia;
  • desenvolvimento de instrumentos de referenciação da produção brasileira de conhecimentos em Psicologia;
  • fortalecimento do Fórum como porta voz do conjunto da Psicologia Brasileira, nas diversas áreas de interesse tanto da Ciência quanto da Profissão.
  • fortalecimento da organização dos psicólogos e promoção de espaço de debate entre as diversas entidades – Reunião Nacional de Entidades da Psicologia.

O processo de articulação no Fórum de Entidades não assume, em nenhum momento, um caráter de imposição para qualquer uma das entidades que participam dele e da Reunião Nacional de Entidades da Psicologia. Para além das responsabilidades assumidas coletivamente, nada mais pode ser exigido das entidades participantes, respeitando-se a autonomia de cada uma.

Algumas iniciativas coletivas têm sido tomadas com alto nível de envolvimento das diversas entidades e com alto grau de sucesso no atingimento dos objetivos propostos. Seis iniciativas são exemplares:

  • A criação da Associação Brasileira de Ensino da Psicologia – ABEP;
  • A oposição à criação da profissão de psicopedagogo;
  • A indicação ao CFP da resolução sobre pesquisa com seres humanos (resolução CFP nº 016/00);
  • A construção de diretrizes para o ensino de Psicologia;
  • A construção da Biblioteca Virtual da Psicologia;
  • A realização do I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão.

A mobilização de milhares de pessoas e centenas de instituições indica o nível de legitimidade que o Fórum alcançou. Mais do que isso, essa capacidade de mobilização estabeleceu um novo patamar na referência do quanto a Psicologia Brasileira consegue realizar quando busca uma referência comum de coordenação e articulação.

Para sustentar essas iniciativas e desencadear novas realizações, é necessário que continuemos congregados e unidos, envidando esforços de reflexão e prática, para darmos conta da responsabilidade que temos, em nome da Psicologia, diante da sociedade brasileira.

ABEP – Associação Brasileira de Ensino de Psicologia
ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais
ABPJ – Associação Brasileira de Psicologia Jurídica
ABRAPEE – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
ABRAPSO – Associação Brasileira de Psicologia Social
ANPEPP – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia
CFP – Conselho Federal de Psicologia
CONEP – Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Psicologia
FENAPSI – Federação Nacional dos Psicólogos
IBAP – Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica
SBPD – Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento
SBPH – Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar
SBPOT – Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho
SBPP – Sociedade Brasileira de Psicologia Política
SBRo – Sociedade Brasileira de Rorschach
SOBRAPA – Sociedade Brasileira de Psicologia e Acupuntura