Minuta da reunião do FENPB do dia 25 de junho de 2008.

Participaram da reunião do FENPB as seguintes entidades: ABEP, ABRAP, ABRAPEE, ABRAPESP, ABRAPSO, ANPEPP, ASBro, CFP, CRP06, CONEP, FENAPSI, IBAP, SBPH, SBPOT, SOBRAPA que realizou-se na sede do Sindicato dos Psicólogos – São Paulo, com a seguinte pauta:

1. Informes 
1.1 Audiência MEC
1.2 Conferência Nacional da Educação Básica
1.3 FENPB na ANPEPP
1.4 Portal FENPB
1.5 Dia da BVS-Psi
1.6 Estação BVS no CRP 09

2. Programa de Saúde da Família e NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família
3. Secretaria Executiva do FENPB – renovação
4. III CBP
5. Dia da Psicologia Latino-americana
6. Psicologia no Ensino Médio
7. GT Reforma do Ensino Superior
8. Ética na Pesquisa
9. Outros

Iniciou-se a reunião com a apresentação dos participantes e em seguida deu-se o início a pauta do dia, em relação ao primeiro item, anunciando que até o momento não foi possível a audiência no Ministério da Educação. Houve uma audiência sobre Psicologia no Ensino Médio com o chefe de gabinete do Presidente da República acerca da votação do PL que incluía a Sociologia e Filosofia como disciplinas do Ensino Médio e excluía a Psicologia. A despeito do cordial atendimento aos representantes do FENPB (secretaria FENPB, ABRAPEE, ABEP E CFP) com compromisso de apoio às ações futuras em prol da Psicologia Brasileira, a votação ocorreu e o PL foi aprovado. Quanto a Conferência Nacional da Educação Básica, participaram como observadores ABEP e ABRAPEE que distribuíram flyes acerca da campanha sobre a Psicologia no Ensino Médio. Cristina, secretária executiva do FENPB, comentou sobre o primeiro evento do ano da Educação no CRP14 sobre Psicologia Escolar e Educacional e sobre o stand do FENPB na ANPEPP. Foram distribuídas muitas publicações do Sistema Conselhos, da BVS-Psi e da ABRAPEE, entidades que enviaram material para o stand da ANPEPP. O espaço foi muito importante para divulgação do FENPB. Comentou-se sobre o interesse dos participantes sobre o FENPB. Contou-se com o apoio operacional da Biblioteca da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para o stand. Destacou-se o II Encontro Latino-Americano de Intercâmbio em Pós-Graduação, ocorrido paralelo a ANPEPP no qual houve a representação de vários países para discutir a pós-graduação na América Latina. Houve a apresentação da BVS, FENPB e ULAPSI para os colegas latinoamericanos que participavam do II Encontro. Foi possível uma mobilização com objetivo de firmar parcerias e articulações, resultando na organização de um GT coordenado perlo Prof. Jorge Sarriera. Graça, representante do CFP, falou sobre as manifestações na ANPEPP em relação à organização dos cursos de pós-graduação que é superior a dos países da América Latina.
Jefferson, presidente da ABRAPSO, falou sobre a importância da SIP na Psicologia Latino Americana. Roberta, presidente da ABEP, fez esclarecimentos sobre a relação SIP e ULAPSI e que o registro dessa discussão está publicado no site da ABEP que não são concorrentes.
Ficou definido para a próxima reunião do FENPB que as entidades estariam manifestando seu interesse em filiar-se a ULAPSI a fim de que Cristina, secretária executiva do FENPB, como representante brasileira no Conselho da ULAPSI possa levar as adesões para a reunião que ocorrerá em Cochabamba em setembro próximo. Richarles, representante da CONEP< posicionou-se sobre a participação da CONEP na ULAPSI e que eles vêm acompanhando as discussões e questionaram sobre a filiação da CONEP a ULAPSI. Foi esclarececido que o estatuto da ULAPSI não contempla a filiação de alunos e organizações compostas para estes. Quanto à filiação das Entidades foi lembrado que ficou definido em reuniões anteriores que será no encontro da ULAPSI em agosto. Falou-se sobre a importância do FENPB em levar a ULAPSI as discussões sobre a Psicologia no Brasil e América Latina.

Em relação ao item Portal do FENPB, com ausência da Kátia, presidente da ABRANESP, Cristina, secretária executiva do FENPB, solicitou que os dados sejam enviados para a secretaria do FENPB, nome, e-mail, telefone de contato de duas pessoas, que serão enviados diretamente ao Adolfo, webmaster do FENPB. Propôs-se a disponibilizar outras pessoas para ajudar Kátia.

Foi apresentada por Cristina, secretária excutiva do FENPB, o dia da BVS-Psi, cujas informações pontuais foram enviadas em arquivos para as entidades no dia 25/06. Informou-se que já está em andamento a implantação a Estação BVS no CPR-09, assim como no CRP-04. Falou-se sobre a relevância dessas implantações e das iniciativas, pois a BVS tem uma importância muito grande para os cursos de Psicologia. Isso ratifica a necessidade do FENPB em aumentar sua área de atuação.

Sobre o item 2 da pauta, a palavra foi dada ao Delvo, presidente da SOBRAPA, que Falou sobre o percurso da SOBRAPA e profissionais aculpunturistas na cidade de São Paulo; sobre o programa de saúde da família e NASF – iniciativa de pessoas interessadas na implantação da Acupuntura na Saúde Mental e na Psicologia. A discussão sobre as praticas integrativas e complementares no CFP e sobre a necessidade de divulgação de conhecimento sobre essas práticas. Descreveu as dificuldades enfrentadas até a situação atual, com os profissionais reconhecidos e atuando nos Núcleos de Assistência a Saúde da Família, conforme publicação no Diário Oficial da União – Seção 1 nº 43 do dia 04/03/2008 página 41. A SOBRAPA teve a iniciativa de investir na formação do Psicólogo acupunturista e a certificação destes, apoiando a solicitação.

Humberto, presidente do CFP, fez esclarecimento sobre o objetivo da NASF. Sobre as discussões no CRF sobre a atuação dos psicólogos em todos os NASF que foi estabelecida com resolução do Ministério da Saúde em reconhecer a atuação do psicólogo aculpunturista na saúde mental e a integração do profissional nas equipes do NASF. Falou sobre a importância da decisão do Ministério da Saúde que futuramente os psicólogos terão papel de assistentes e formadores de agentes.

Kátia Rúbio, presidente da ABRAPESP, manifestou-se sobre a dificuldade enfrentada pelos psicólogos do Esporte, da mesma forma que a SOBRAPA, na questão de organização, apoio e formação.

Julieta, presidente da ABRAP, falou sobre a importância da formação dos docentes. Roberta, presidente da ABEP, colocou a necessidade de busca de informações sobre a diversificação da Psicologia. Propôs momentos de discussão dentro das Entidades e do FENPB.

Mônica, presidente da SBPH, propôs a divulgação da Psicologia acupunturista e esportiva no site da SBPH, devido ao interesse dos profissionais que integram as equipes do Hospital das Clínicas. Resultaram da discussão os seguintes encaminhamentos: Quais as ações do FENPB em relação as questões da Atenção Primária junto ao Ministério, sendo para tanto composto um GT coordenado pela SOBRAPA com a participação da ABRAP, ABRAPSO, FENAPSI, CONEP, ASBRo e CFP; Participação do FENPB, SOBRAPA e SBPH no Seminário do CFP em Brasília nos dias 04 e 05/07.

A seguir, iniciou-se a discussão do item III CBP considerando-se as informações da 1ª Reunião realizada pela Secretaria Executiva a serem aprovadas pelo FENPB. A colega Mª da Graça Machina, representante do CFP no FENPB, foi escolhida como coordenadora geral do III CBP por unanimidade pelos representantes presentes na plenária do FENPB. Identificou-se que a data do III CBP coincide com as atividades eleitorais do Sistema Conselhos. Após discussões, resolveu-se manter a data de 03 a 07/09/2010, uma vez que se deva garantir a realização do III CBP pela atual Plenária do Sistema Conselhos. Propôs-se que as entidades não agendem eventos neste ano do III CBP, priorizando o evento. O local mais apropriado para a realização será a UNINOVE, segundo o levantamento feito pela Márcia, assessora da secretaria executiva do III CBP, em relação a localização, facilidade de locomoção, número de pessoas que comporta e se possui auditório. Quanto ao tema, alinhado à Psicologia, Ciências e Profissão, as sugestões foram referentes a: “Compromissos ético-democráticos”; “Psicologia e compromisso democrático nos desafios éticos da pluralidade”; “Construindo referências e enfrentando desafios na sociedade brasileira”; “Compromissos éticos-políticos; novas fronteiras”; “Contribuições da ética para a Psicologia brasileira”; “Democracia, participação e ética”. Não se concluiu a definição do tema. As entidades consultarão suas bases e trarão uma posição para a próxima reunião.

As categorias de inscrição definidas ficaram: Estudantes, Associados das entidades do FENPB e Profissionais.

Passou-se ao item 3 – Renovação da secretaria do FENPB e por votação foi indicada para assumir a secretaria executiva do FENPB, Mônica Giacomini, da entidade SBPH. Foram feitas pontuações a respeito da responsabilidade e a demanda da coordenação do FENPB para que a indicação da Mônica ponderasse a disponibilidade da indicada por já estar envolvida com a presidência da SBPH e a secretaria do III CBP. Mônica justificou sua resposta positiva à indicação considerando que as funções estão interligadas e que conta com o apoio das Entidades do Fórum assim como ela já tem o apoio da Entidade que representa. Reconhece o desafio e se compromete com as atribuições do FENPB.

Item 5 – Dia da Psicologia Latino-Americana.- Sugestão de atividade – mesa de debate com o tema do III CBP, pois será lançamento do III CBP. Deverá ser por vídeo-conferência. Os encaminhamentos serão feitos a partir de discussões na lista do FENPB. Convidar Marco Murueta para coordenar o debate. Solicitar apoio do CFP para divulgação do evento do Dia da Psicologia Latino-americana com cartazes.

O Item 6 de pauta referente à Psicologia no Ensino Médio, teve destacado por Cristina, secretária executiva do FENPB, a importância da atuação da ABEP na pessoa da Roberta, presidente da ABEP, com o apoio do CFP. As conquistas em relação ao assunto foram decorrentes da dedicação dela. Roberta relatou o percurso das discussões sobre a inclusão da Psicologia no Ensino Médio. Relatou a historia dos movimentos relativos ao processo e o envolvimento da ABEP. Um acordo foi fechado politicamente sobre a votação que incluía Sociologia e Filosofia também em todas as séries do Ensino Médio. Após votação, foi convocada uma audiência no Ministério com a representação do MEC, CFP, CEP, onde foram apresentados argumentos relevantes justificando a necessidade da inclusão da Psicologia e esta tornou-se única em um processo e aguarda o nome do relator para reiniciar os trabalhos para nova votação. Sugeriu a formação de um GT para continuar a discussão e mobilização para retomar os trabalhos em prol da aprovação da inclusão da Psicologia no Ensino Médio. Sugeriu convidar ? ABEP – CFP – ABRAPEE – CONEP – ANPEPP. Humberto, presidente do CFP, relatou a participação do CFP nas discussões sobre o assunto. Roberta, presidente da ABEP, mencionou que houve um argumento de que não há profissionais licenciados o suficiente para suprir a demanda do Ensino Médio. Atualmente esse não é procedente, talvez a médio prazo seja necessário repensar a licenciatura em Psicologia.

Richarles falou em nome do CONEP sobre o GT do Ensino Superior, ponto 7 da pauta, solicitou contribuições para dar continuação aos trabalhos do GT e perguntou quais as entidades que estão dispostas a assumir junto com o CONEP. Roberta, presidente da ABEP, justificou a não participação no GT porque já participa do GT da Psicologia no Ensino Médio e do GT da Universidade Aberta. Cristina retomou a solicitação do levantamento da necessidade de continuar o GT, ficando a CONEP comprometida de trazer para a próxima reunião atualizará a discussão trazendo informações acerca de EAD na formação, REUNI, Universidade Aberta e Universidade Nova. A ausências da ANPEPP na reunião dificultou a discussão, uma vez que contribuiria com informações acerca do ponto em pauta. Também será proposto um foco de trabalho para o GT Reforma do Ensino Superior, justificando sua permanência, como sugerido por Jefferson, presidente da ABRAPSO.

Item 9 da pauta – Roberta pediu a palavra para falar sobre o FNEPAS – colocou que a ABEP representa a Psicologia e informou que Mônica como membro da diretoria da ABEP que assumiu a representação no Fórum de Formação do FNEPAS. Porpôs-se na próxima reunião, trazer representante da ABEP para falar sobre as colocações do FNEPAS.

O Item 8 de pauta referente à Ética em pesquisa, sob responsabilidade da ANPEPP, não foi discutido por deliberação consensual dos participantes, dada a ausência da ANPEPP na reunião.

Cristina encerrou a reunião justificando a ausência de algumas entidades. Anunciou que a SBP manifestou que participará das reuniões não como entidade, mas em acordo com a pauta da reunião.

Ficou agenda a próxima reunião para 18/09/2008 , quinta-feira.

Iniciou-se a reunião pelo item de pauta 4 – FENPB na ULAPSI – Cuba. Odair Furtado, representante da ULAPSI no Brasil, esclareceu os encaminhamentos que estão sendo dados para os participantes do congresso ULAPSI e como as entidades vão poder auxiliar na promoção do evento. Estará representando a ULAPSI Brasil na Plenária Nacional do FENPB em maio/2007 no CONPSI. Solicitou que cada entidade organize uma mesa latino-americana para a ULAPSI, com envio de um representante, e incentive seus associados a participarem. Os presentes solicitaram a grade do evento para se programarem. Cristina (ABRAPEE) questiona qual procedimento será viabilizado para a representação do FENPB, no evento. Sugeriu-se que seja organizada uma mesa com a presença do representante do FENPB, um representante da BVS-Psi e um convidado latino-americano ou o Presidente da ULAPSi, Sr. Raul Rocha.

Maria Imaculada (BVS-Psi), presente no início da reunião para apresentar informes sobre a BVS-Psi, ressaltou a importância de um encontro de editores das revistas latino-americanas durante a ULAPSI, contando com a presença da ABECIP.

Discutiu-se também sobre o representante brasileiro no Conselho deliberativo da ULAPSI. Marcos Fereira (ABEP) sugere que haja rodízio do representante do Brasil no Conselho Deliberativo e que para tanto a eleição poderá ocorrer na Plenária Nacional do FENPB no CONPsi. Raquel (ANPEPP) solicita que os representantes possam consultar suas entidades para sugerir o representante. Fica decidido um prazo de quinze dias para que as entidades se manifestem.

No tocante ao item de pauta 6 – Comitê gestor da BVS-Psi – este foi discutido com a presença de Maria Imaculada Sampaio e os técnicos da BVS-Psi que estavam presentes – André Serradas (BVS-Psi), Antonio Marcos Amorim (IPUSP/BVS-Psi), Georgia Nomi (BVS-Psi). Foi justificada a ausência, devido a uma reunião de urgência, da representante da BIREME, Patrícia Gaião e reafirmado que a BIREME apóia as decisões e projetos da BVS-Psi. M. Imaculada iniciou apresentando o relatório das ações empreendidas pela BVS, produção atual e metas propostas.

Imaculada (BVS) apresenta ao Comitê um breve panorama do estágio atual das principais fontes de informação da BVS_Psi e justifica a ausência, devido a uma reunião de urgência, da representante da BIREME, Patrícia Gaião e reafirma que a BIREME apóia as decisões e projetos da BVS-Psi.

Marcos Ferreira (ABEP) explica aos participantes sobre a importância daquela reunião, pois são decisões importantes para serem tomadas pelo Comitê para que os projetos da BVS-Psi para 2007 sejam implementados. Pede então a Imaculada (BVS) que resuma as apresentações do panorama da BVS-Psi e se aprofunde na parte de deliberação de projetos.

Imaculada (BVS) esclarece sobre o papel do Comitê Consultivo, Marcos Ferreira (ABEP) complementa com mais informações sobre a composição executiva da BVS-Psi e sua importância para a mesma, como a participação da BIREME, do CFP, do FENPB e da USP. Imaculada (BVS) explica que está cada vez mais difícil separar a coordenação da BVS-Psi Brasil da BVS ULAPSI e que os benefícios que a Biblioteca trouxe ao psicólogo brasileiro estão sendo expandidos para a América Latina sendo este um momento histórico na área. Enfatizando a importância do projeto BVS ULAPSI aponta que a já é possível perceber o impacto da Biblioteca Virtual, a partir das sonhadas citações cruzadas que começam a ser notadas nas revistas do PEPSIC, fazendo referência à revista Diversitas, publicada na Colômbia. Relata que, segundo André Serradas, que faz a marcação para o PEPSIC, o último fascículo da revista apresenta várias citações à artigos brasileiros, diferentemente dos fascículos anteriores, quando a BVS-Psi Colômbia ainda não havia sido lançada oficialmente. Outra ação importante da BVS-Psi foi o contato com o diretor da base de dados Clase (Citas Latinoamericanas en Ciências Sociales y Humanidades – UNAM) que vem culminando com um aumento expressivo do número de revistas indexadas na base de dados. As revistas brasileiras conseguiram um alto grau de qualidade, porém, por falta de conhecimento de muitos editores, não são submetidas à indexação nas bases de dados. Imaculada enfatiza que um dos papéis da ABECIP, idealizada pela BVS-Psi, é exatamente aproximar o editor dessas fontes e outras fontes de informação. Explica que a ação foi estendida às revistas latino-americanas o que representa aumento da visibilidade para o conhecimento gerado na região. Imaculada diz que a BVS-Psi Peru será lançada ainda no primeiro semestre deste ano e todos comemoram o avanço da BVS ULAPSI.

O Repositório de Acesso Aberto foi o projeto apresentado que gerou maior polêmica. As dúvidas giraram em torno dos direitos cedidos às revistas, da duplicação de informações e da auditoria sobre o conhecimento publicado no repositório, uma vez que a proposta é de auto-arquivamento. André (BVS) explica que o repositório é um meio de acesso aberto à produção de uma área ou instituição e que, no caso da BVS-Psi o auditor será o Comitê Consultivo, assim como os próprios usuários. Kátia Rubio (ABRAPESP) pede mais explicações quanto a carta de seção de direitos autorais, André diz que grande parte das revistas já apresenta uma política que contempla o direito de publicar em repositórios institucionais.Devido ao grande número de questões levantadas pelos participantes, Cristina Joly (ABRAPEE) sugere que André (BVS) encaminhe um informe sobre a política do movimento de Acesso Aberto para todos. Ana Cristina Limonge (SBPOT) sugere que o informe seja publicado na BVS-Psi para eventuais consultas. Quanto à garantia da qualidade das produções depositadas, Imaculada sugere uma política bem definida em relação à auditoria das publicações do repositório. Fátima (ABPJ) sugere um comitê para avaliá-las, como se fosse um Conselho Editorial de uma revista.Complementando, André (BVS) diz que a escolha de um software que trabalhe com comunidades permitirá que cada uma delas crie sua própria política, de acordo com suas necessidades. Exemplificou com a criação da Comunidade ABEP, em que os membros da ABEP e a diretoria seriam os responsáveis por suas publicações. Marcos Ferreira (ABEP) destaca que o assunto é polêmico e precisa de melhores reflexões, sugerindo que seja tratado no Planejamento Estratégico.

Imaculada (BVS) apresenta os demais projetos da BVS-Psi Brasil: Diretório de Entidade de Psicologia, Loja Virtual, Entre na Rede, captação de recursos com parcerias dos cursos de graduação, pós-graduação e outras instituições. O objetivo é envolver todos os atores da psicologia na manutenção da Biblioteca Virtual, desonerando o CFP dos custos com a Biblioteca.

Ana Bock (CFP) explica que os custos desta que é gerida pelo CFP, mas pertence a todos os CRPs e CFP. Houve, pra que esta verba pudesse ser utilizada pela BVS, a apresentação de um projeto e os CRPs e CFP juntos aprovaram a dotação orçamentária. Mas o limite desta verba é o valor aprovado. Coloca sua preocupação em relação ao futuro da BVS-Psi e reafirma a importância de se buscar outras fontes de recursos que assegurem a manutenção da Biblioteca Virtual, tanto brasileira, quanto a latino-americana. O grupo decidiu que o assunto é demasiado relevante e que as ações devem ser preparadas no Planejamento Estratégico.

Imaculada (BVS) sugere que seja realizado o Planejamento Estratégico da BVS-Psi o mais rápido possível, para que seja garantida a manutenção da Biblioteca Virtual, independentemente das lideranças atuais. Esclarece que um projeto tão importante não pode ficar dependente da vontade e envolvimento de um grupo, mas sim deve garantir sua sobrevivência, sem importar a política assumida pelas entidades responsáveis.

Para a BVS ULAPSI o principal projeto é a Jornada de Capacitação do Grupo de Trabalho Psicologia para a Consolidação da Biblioteca Virtual. Os objetivos da Jornada são:

  • Prover condições para que a BVS ULAPSI seja apresentada e construída em todos os países da América Latina.
  • Capacitar as equipes para a instalação, configuração e aplicação das metodologias da BVS, manutenção e utilização das fontes de informação.
  • Incentivar a citação cruzada entre os autores da região.
  • Capacitar o psicólogo na prática da Bibliometria, com ênfase em meta-análises.
  • Favorecer a geração da psicologia baseada em evidência.
  • Promover a visibilidade do conhecimento psicológico construído na América Latina Essas ações deveriam culminar com o lançamento oficial e simultâneo da BVS ULAPSI em 2008. Ana Bock (CFP) explica que a Jornada não foi aprovada na reunião do Conselho Federal e, portanto, não haverá recursos para sua promoção. Imaculada (BVS) esclarece que parte das ações definidas para a Jornada poderão ser levadas a cabo durante o Congresso da ULAPSI, em Cuba, principalmente no que diz respeito aos editores.

DELIBERAÇÃO DOS PROJETOS da BVS- Psi

– Cristina Joly (ABRAPEE) e Marcos Ferreira (ABEP) encaminham a deliberação dos projetos e pedem aos participantes que façam sugestões, destaques e comentários.

* Repositórios: aprovado para delineamento do escopo no Planejamento Estratégico. Marcos (ABEP) complementa com a intenção de se criar a fonte: “Arquivo do pesquisador”, local onde o pesquisador poderá salvar suas pesquisas.

* Diretório de Entidades: as entidades se dispõem a responder um questionário com os dados para atualização dos mesmos, a equipe BVS-Ps ficará encarregada de produzir o questionário e Cristina Joly (ABRAPEE) irá encaminhá-lo aos membros.

* Entre na Rede: Marcos Ferreira (ABEP) propõe compatibilizar a base de informações do CREPOP com o Entre na Rede, já que as duas bases possuem o mesmo propósito e não devem concorrer na mesma área. Aprovadas as resoluções, faz-se necessário viabilizar com o CFP a compatibilização das bases de dados com a BVS-Psi.

* Loja Virtual: ficou deliberado que devido à sua complexidade por envolver aspectos econômicos, seja um dos itens do Planejamento Estratégico do FENPB.

*Captação de Recursos: aprovada para inclusão no Planejamento Estratégico. Marcos Ferreira (ABEP) propõe a extinção do Comitê Gestor, pois neste momento as ações da Biblioteca Virtual devem ser ágeis e garantir seu avanço na América Latina. Cristina Joly (ABRAPEE) lembra das dificuldades para se marcar uma reunião com todos os membros do comitê no final de 2006. Ana Bock (CFP) pondera que como a BVS-Psi tem apenas um financiador que é o CFP, seria mais ágil se as decisões tomadas fossem diretamente viabilizadas para a liberação orçamentária pelo CFP, sendo interessante considerar que o gestor da BVS fossem também conselheiro do CFP. Imaculada (BVS) sugere o nome da Conselheira do CFP Acácia Aparecida Angeli dos Santos, que já faz a intermediação da BVS-Psi junto ao CFP e que tem facilitado muito o andamento dos trabalhos. Fica aprovada a extinção do Comitê Gestor da BVS que foi substituído por uma coordenação científica – Acácia – associada à coordenação técnica – Imaculada para a gestão da BVS.

No Planejamento Estratégico será repensada a estrutura organizacional da BVS-Psi que ampliou suas atividades e necessita de reorganização de sua estrutura funcional. A Gestão Financeira será um dos itens mais importantes a serem discutidos no Planejamento Estratégico. Marcos Ferreira (ABEP) exalta a importância da BVS- Brasil como instrumento de integração da Psicologia brasileira e seu importante papel na gestão da informação psicológica no Brasil e agora na América Latina. Aproveita para solicitar que os membros do Comitê participem mais efetivamente a gestão política da BVS ULAPSI, uma vez que a coordenação necessita de apoio neste sentido. Cristina Joly (ABRAPEE) , como editora, exalta a importância do trabalho da BVS_Psi junto aos editores, assim como a disponibilidade da equipe em atender as demandas da comunidade.

Quanto à 1ª pauta do dia – Apresentação do relatório final do II CBP – Ana Bock (CFP) entrega cópia do relatório final do Congresso aos presentes para apreciação, com aprovação por unanimidade. Solicita que se constitua a comissão provisória para organização do III Congresso CBP.

No que se refere à 9ª pauta do dia – Site do FENBP- Cristina (ABRAPEE) faz os esclarecimentos sobre o site do Fórum e sobre as mudanças na lista de discussão.

A 2ª pauta do dia – Critérios para ingresso de nova entidade no FENPB – foram discutidos antes de se iniciar a apresentação das entidades proponentes, pois Raquel (ANPEPP) questionou sobre quais são os critérios que definem o que são entidades pertencentes ao FENPB, segundo seu estatuto. Marcos (ABEP) apresenta breve histórico do Fórum e esclarece sobre a decisão, já estabelecida, de não se constituir o FENPB enquanto pessoa jurídica. Em seguida, Wander (ABPMC) e Kátia (ABRAPESP) apresentam suas entidades e a proposta de participação. Marcos ressalta que uma terceira entidade (ABRAP), proposta por Julieta Quayle, não pôde estar presente. Raquel sugere que se definam critérios de afiliação, incluindo: estar promovendo congressos nacionais, ter número representativo de sócios ativos e ser representada por pessoas com respaldo da entidade através de um documento. Ana Bock (CFP) esclarece que o Fórum é um lugar para fortalecer entidades e não apenas para entidades que já estão fortalecidas. Vários membros discutem os critérios e fica aprovado que a entidade deve ser de âmbito nacional e juridicamente constituída, exceto o CONEP. Raquel sugere que todas as entidades encaminhem sua documentação à secretaria do Fórum. Fica aprovada a inclusão da ABRAPESP como entidade participante. ABPMC consultará a diretoria e manifestar-se-á futuramente.

Para a execução da 8ª pauta do dia – Definição do plano estratégico para o FENPB – 2007/2008, fica aprovada a realização de duas reuniões do Fórum para elaboração do plano estratégico, nas datas de 03 e 04 de maio, após breve discussão entre os presentes.

Quanto à 3ª pauta do dia – Reuniões Setoriais e Nacional do FENPB – foi ressaltada a importância das entidades realizarem reuniões setoriais do FENPB em seus congressos ou eventos nacionais e chamada à Plenária Nacional do FENPB no CONPSI. Cristina (ABRAPEE) informou que será realizada uma Plenária Setorial durante o VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, da ABRAPEE, em São João del Rei em abril/2007. A Plenária Nacional ficou marcada para 25/05/2007, às 18h15, no CONPsi.

No item OUTROS, Marcos (ABEP) traz aos presentes a solicitação de uma consulta sobre a participação da Psicologia como área da Saúde no próximo ciclo do ENADE em 2008. Ricardo Primi (IBAP) esclarece a proposta e apresenta o texto redigido pela Comissão do INEP ao grupo. Ana Bock (CFP) esclarece que a questão da psicologia na saúde foi bastante debatida nas reuniões do Fórum e que a importância da inserção da Psicologia na área da Saúde é uma questão de desenvolvimento histórico inegável. Depois de ampla discussão a respeito, Ana Bock sugere que o FENPB apoie o documento elaborado pela Comissão do ENADE e que fique registrado o fato de que a ANPEPP teve uma atitude inadequada ao divulgar, por e-mail, uma posição contrária àquela que já havia sido acordada em reunião anterior do Fórum. Ana Cristina (SBPOT) discorda e sugere que a Psicologia continue participando do ENADE somente como área de Humanas. Após nova discussão, elaboram-se propostas para votação: (1) Dado que atuamos em várias áreas, ratificar o documento da Comissão de Avaliação do ENADE e solicitar sermos avaliados em todas as áreas do ENADE que contemplem as áreas de formação, ou seja, Humanas e Saúde, para fortalecer a série histórica; e (2) Sermos avaliados apenas na área de Humanas. Após votação, obtivemos onze votos a favor da primeira proposta, um voto a favor da segunda proposta e uma abstenção. Ricardo (IBAP) então propõe que, (1) caso não seja permitido participarmos das duas áreas, façamos um revezamento onde, em cada ciclo do ENADE, estejamos incluídos em uma das áreas: Humanas e Saúde. Raquel discorda e propõe (2) não sermos incluídos na área da Saúde. Após votação, nove pessoas aprovam a primeira proposta, duas aprovam a segunda e uma se abstém. Por falta de quorum suficiente, conforme acordo já estabelecido, a pauta em questão será decidida pela lista de discussão.

Quanto à 5ª pauta do dia – Ética na pesquisa – documento ANPEPP – Raquel (ANPEPP) informa que ainda não houve posicionamento em relação à Comissão sobre ética em pesquisa e que o assunto ainda permanece em discussão.

Cristina (ABRAPEE) esclarece que, devido o adiantado da hora, as pautas de números 7 – Residências Multiprofissionais em saúde – e 10 – Netiqueta na lista FENPB2007- ficam transferidas como pautas da próxima reunião.

Em tempo, Marcos (ABEP) solicita que a secretaria executiva divulgue amplamente as pautas de reunião entre as demais entidades para que tomem ciência. Kátia (ABRANEP) ressalta que a discussão sobre o fortalecimento das entidades não foi concluída e solicita que seja também considerada como pauta da próxima reunião. Nada mais havendo a tratar, dá-se por encerrada a reunião e a presente minuta é registrada por Kátia (ABRANEP) e Cristina (ABRAPEE).